Concurso da Cemig MG 2022 – Vagas, Cargos e Inscrições


Cemig MG realiza novo concurso público 2022 com 250 vagas. Confira aqui mais detalhes.

Na região Sudeste do Brasil outros concursos públicos de grande vulto estão abertos, ou próximos da abertura. Neste caso, o certame mais recente é o que proverá vagas efetivas na Cemig, ou Companhia Energética do Estado de Minas Gerais. A seleção promovida por este edital vai preencher mais 250 postos na área de eletricista em redes de distribuição. A empresa estatal paga aos seus colaboradores remunerações iniciais no teto de 3.803 reais, incluindo o adicional sobre condição de periculosidade. O expediente desta categoria abrange 40 horas por semana.


Requisitos básicos de participação na seleção: todos os futuros inscritos deverão apresentar certificado de conclusão ao nível fundamental (no mínimo), e portarem a CNH, ou Carteira Nacional de Habilitação, na categoria B. Outros cargos exigem os seguintes requisitos:


Formação universitária em qualquer disciplina; registro de experiência no ramo, mínimo de seis meses, como profissional; formação e certificado em curso elementar na área de segurança sobre as instalações e os serviços envolvendo eletricidade; graduação em curso técnico elementar na área de segurança em sistema elétrico de potências e competência no setor de serviços prestados em altura (postes, prédios, telhados, etc.).


Os cargos serão distribuídos e lotados conforme segue: no Centro serão 84 vagas; na região Leste, 25 cargos; na região Nordeste, nove vagas; na região de Mantiqueira, 25 cargos; na região Noroeste, sete vagas; na região Norte, 25 cargos; na região Oeste, mais 25 postos; na região Sul, 25 cargos, e na região Triângulo, mais 25 postos. Acesse a tabela com os municípios onde os cargos serão exercidos pelo link: https://jcconcursos.com.br/media/uploads/concurso-cemig-quadro-vagas.jpg.


Abaixo segue a sequência de passos para o cadastro de inscrição nesse certame:

O período de inscrição desta seleção inicia no dia 20 de abril e termina no dia 19 do mês de maio. O cadastro deverá ser efetivado por meio de acesso à página oficial da banca que rege o concurso: http://www.fumarc.com.br/. O valor da taxa de inscrição está em 65 reais.

Sobre a banca organizadora: este certame é regido pela Fumarc, ou Fundação Mariana Resende Costa. Deste modo, todas as dúvidas ou informações adicionais poderão ser solucionadas, ou obtidas, recorrendo aos atendentes da instituição, via telefone: 31 3249 7455. Atendimento exclusivo aos candidatos.

Itinerário das provas e testes:

Os cadernos de provas serão ministrados no dia 12 do mês de junho. Os testes objetivos consistirão em uma sequência de 50 questões, tipo múltipla escolha, versando nos seguintes temas programáticos: em língua portuguesa; na área de matemática e na área de conhecimentos específicos. Os cadernos serão aplicados nas seguintes cidades:

Em Belo Horizonte; em Divinópolis; comarca de Governador Valadares; em Juiz de Fora; cidade de Montes Claros; em Paracatu; na cidade de Teófilo Otoni; em Uberlândia e na cidade de Varginha.

Este processo seletivo será válido por um ano, com chances de prorrogação por até mais um ano. Ao longo deste período, todos os inscritos selecionados serão nomeados e convocados para assumir as vagas efetivas, dentro dos critérios da Companhia Energética do Estado mineiro, e de acordo com as normas do edital.

Resumo dos dados:

Novo certame para cargos na Cemig (a Companhia Energética estabelecida em Minas Gerais). Este edital vai preencher em torno de 250 postos na área de eletricista em redes de distribuição. O valor da taxa de inscrição é de 65 reais. Seção de trabalho: Operacional. Níveis acadêmicos exigidos: entre fundamental e universitário; a banca organizadora é a Fumarc. Os cargos serão lotados de forma distributiva em várias cidades do Estado mineiro, conforme o link acima indicado.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.