Concurso Detran PI 2022 – Previsão de Edital


Detran PI prepara realização de Novo Concurso Público 2022 com 141 vagas. Edital deve ser publicado em breve.

Já é quase mês de março e desde o ano passado que muitas pessoas têm aguardado por novas informações sobre um novo concurso público do Detran do estado do Piauí. Porém, depois de tanto tempo esperando, finalmente parece que o certame será realizado.


Na realidade este certame foi anunciado ainda no ano de 2020. O anúncio foi feito por Garcia Guedes, que já era o seu diretor. Na ocasião, Guedes afirmou que havia o interesse em realizar um novo concurso público para contratar novos servidores, uma vez que já se contava com essa demanda no órgão.


Diante desta declaração, muitos piauienses ficaram muito animados em contar com a realização de um novo certame, o que significava mais oportunidades de trabalho no estado. Só que o assunto não rendeu mais informações. Com a chegada da pandemia grande parte dos concursos públicos previstos no país acabaram tendo suas organizações paralisadas e somente agora em 2022 que as suas respectivas organizações tiveram continuação.


É o que ocorre com o Departamento de Trânsito do Piauí, que de acordo com as informações mais recentes, o órgão já deu início às negociações para conseguir autorização para que seja de fato realizado.


A expectativa é que essa autorização saia o quanto antes para que ele possa ser realizado ainda neste ano de 2022.

Ainda não se pode afirmar oficialmente o número de vagas a serem disponibilizadas para a concorrência, porém, de acordo com o planejamento inicial, é esperado que sejam disponibilizadas um total de 141 vagas.

Sendo que desse total 71 são para funções que exigem formação de nível médio e as restantes 70 são para cargos que exigem formação de nível superior.

Em relação aos salários, os valores iniciais partem de R$ 1.199, para profissionais em cargos de ensino médio e para quem atuar em cargo de nível superior o valor é de R$ 2.205.

Além de possuir formação de nível médio ou superior, também é pré-requisito que os candidatos possuam Carteira Nacional de Habilitação de no mínimo categoria “b”.

Outras informações sobre exigências dos cargos devem ser divulgadas assim que o certame for autorizado.

Quem possui ensino médio completo poderá concorrer as seguintes vagas nos respectivos cargos:

– 46 vagas para o cargo de assistente de trânsito;

– 25 vagas para o cargo de agente de trânsito;

Assim, para a função de assistente de trânsito, a previsão inicial é de que 21 aprovados sejam lotados em Teresina e os demais 25 restantes sejam lotados em cidades do interior do estado do Piauí. Já as vagas para agente de trânsito 10 candidatos aprovados devem atuar na capital, enquanto que os 15 restantes devem ser lotados também no interior do estado.

Em relação às 70 oportunidades para o cargo de analista de trânsito, que exige formação de nível superior, a distribuição das vagas se dará da seguinte forma:

– Para o cargo de examinador: 10 vagas para a capital Teresina e 40 para cidades no interior do estado;

– Para o cargo de analista de desenvolvimento de sistemas: 6 vagas para a capital Teresina;

– Para o cargo de analista de rede são 4 oportunidades me Teresina;

– Para o cargo de engenharia civil são 2 vagas para lotação em Teresina;

– Para o cargo de engenharia elétrica é 1 vaga para atuação em Teresina;

– Para a vaga de arquiteto e urbanista há a oferta de 1 vaga para Teresina;

– Para a função de analista jurídico são 2 oportunidades para a capital Teresina;

– Para a função de administrador há a oferta de 1 vaga para Teresina;

Desse modo, quem possuir interesse em realizar este concurso deve ficar atento às novas informações que devem ser divulgadas em breve.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.