Concurso PM GO 2022 – Banca Organizadora é Selecionada


PM GO prepara realização de um novo concurso público 2022. Banca organizadora já foi selecionada e o edital deve ser divulgado em breve.

O primeiro trimestre de 2022 está na metade e mais concursos públicos estão sendo anunciados.


Neste caso, o próximo certame terá por escopo preencher vagas na PM (GO) departamento de Polícia Militar pertencente ao Estado de Goiás. Conforme nota do órgão, a solicitação foi autorizada pelo governo daquela região, e até a contratação da banca regente já foi confirmada pela comissão que organiza a pauta do edital. Portanto, os ajustes finais estão sendo efetuados.


Em publicação especial do Diário Oficial regional a meta do concurso, antes a de disponibilizar em torno de 870 postos efetivos em carreiras, agora vai disponibilizar quase o dobro, abrindo um total de 1.670 cargos, para atuação nas mais diversas funções dentro do órgão. Esta mesma publicação anunciou que a organização contratada para o papel de banca organizadora será o Instituto AOCP, uma associação de caráter civil, cuja atuação é desprovida de fins econômicos, ou seja, consiste em uma instituição filantrópica, assistencial e promocional; dentro do segmento recreativo e educacional, apartidária especializada em concursos.


O processo de contratação se dará via dispensa da licitação. Portanto, o passo seguinte será a assinatura que firma o contrato definitivo com a banca, para que o texto de edital seja finalizado e o certame anunciado. Assim que essa parte do trâmite estiver finalizada, então o edital de abertura do período de inscrições será publicado. Outros detalhes desse certame, tais como: data de abertura do processo de seleção, período de inscrição, datas das provas; valor da taxa de cadastro, conteúdo programático, entre outras informações, serão anunciadas a partir da semana que vem.


O que já pode ser adiantado é a sequência de distribuição dos postos, conforme segue:

A – Para soldado combatente serão ocupadas em torno 1.500 carreiras;

B – Para soldado combatente na função de músico, 20 cargos efetivos;

C – Para a carreira de cadete aspirante, 100 postos;

D – Para a área de II Tenente, em setores como o médico, o odontólogo e o psicólogo serão ocupadas as demais 50 vagas.

Estão aptos a concorrer às funções de soldado e oficiais todos os jovens cidadãos que apresentem certificado de conclusão em nível universitário, em qualquer curso. O valor inicial do vencimento mensal está em 5.767 reais. Na área de oficiais, o valor do inicial está no teto de 6.046 reais.

Outros requisitos indispensáveis:

Estar em idade entre 18 e 30 anos; ter altura mínima de 1,65 metros em relação aos candidatos masculinos; altura mínima de 1,60 metros para as candidatas femininas; portar carteira nacional de habilitação (CNH) em escala B. Os aspirantes a cadetes deverão estar em idades entre 18 e 32 anos; apresentar diploma de conclusão em curso universitário na área direito; ter altura mínima de 1,65 metros em relação aos candidatos masculinos; altura mínima de 1,60 metros para as candidatas femininas; portar carteira nacional de habilitação (CNH) em escala B.

De acordo com a expectativa dos organizadores, a intenção é preencher cargos em modo escalonado, entre 2022 e 2024, ou seja, preenchimento gradativo das carreiras, dentro do prazo de validade do certame.

Sobre o último certame para vagas na PM de Goiás: realizada no ano de 2016, a seleção se destinou a preencher vagas de soldados, disponibilizando em torno de 2.500 postos, das quais 2.420 rigorosamente destinadas aos carreiristas soldados e 80 aos concorrentes a cadetes. A bancada organizadora, naquele evento, ficou por conta da Funrio.

Resumo dos dados:

Próximo certame para vagas na PM (GO), departamento de Polícia Militar pertencente ao Estado de Goiás. Total de cargos disponíveis: 1670. Data de abertura do processo de seleção, período de inscrição, datas das provas; valor da taxa de cadastro, conteúdo programático, entre outras informações, serão anunciadas a partir da semana que vem. Banca regente: AOCP. Lotação no Estado de Goiás.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.