Novo Concurso Ministério das Comunicações 2022 – Vagas, Cargos e Inscrições


Ministério das Comunicações realiza Novo Concurso Público 2022. Seleção oferece 217 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de março de 2022.

Outro importante certame está aberto ao público desde o dia 24 deste mês, fevereiro. Trata-se do edital para a seleção que proverá vagas no órgão do Ministério das Comunicações, ou Mini Com, cujo objetivo será a ocupação de 217 postos em contratos temporários, os quais serão distribuídos em três funções específicas, que exigem dos concorrentes graduação universitária completa.


Os vencimentos mensais estão entre os valores de 3.800 e 8.300 reais, dentro de uma estrutura de expediente abarcando 40 horas por semana. O período de inscrições seguirá em aberto entre os dias 25 deste mesmo mês de fevereiro 14 do próximo mês de março (2022).


O critério de distribuição das funções segue abaixo, para orientar os candidatos:

A – Na área das atividades técnicas em prestação de suporte serão destinados 110 postos, cuja divisão será a de 82 em relação à ampla concorrência; seis para os candidatos na categoria de pessoas deficiência física e 22 cargos para autodeclarados afrodescendentes;


B – No setor de atividades técnicas em complexidade intelectual serão disponibilizados 97 postos, dos quais 73 na concorrência; cinco reservados aos candidatos na categoria de pessoas com deficiência e 19 para autodeclarados afrodescendentes;


C – No setor de atividades técnicas que envolvem complexidade gerencial, recurso em tecnologia da informação e, também, no setor de engenharia, cuja distribuição será a seguinte: das dez vagas, sete estão reservadas à concorrência, uma vaga para os candidatos na categoria de pessoa com deficiência e as demais duas para autodeclarados afrodescendentes.

Os vencimentos, detalhadamente, são os seguintes: no teto de 3.800 reais para os servidores na seção de atividades técnicas em prestação de suporte; no teto de 6.130 reais em relação aos servidores na área de atividades técnicas em complexidade intelectual, e no teto de 8.300 reais em relação aos servidores na seção de atividades técnicas que envolvem complexidade de tipo gerencial; em tecnologia de informação e na seção de engenharia.

Estes contratos terão validade de até quatro anos, havendo possibilidade de prorrogação dos mesmos, conforme as vacâncias no órgão. A prorrogação dos contratos poderá estender esse prazo a até cinco anos. Os cargos serão lotados na unidade do Ministério das Comunicações que está localizado na Capital Federal.

O cadastro de inscrição para este certame só pode ser preenchido por meio de acesso ao portão eletrônico da instituição que atua como banca regente, neste caso, o instituto Cebraspe.

Por se tratar de três posições distintas, em setores bastantes específicos, a taxa de inscrição está dividida em três valores, conforme segue: de 60 em relação aos concorrentes para a seção de atividades técnicas em suporte; de 65 reais em relação aos concorrentes para a seção de atividades técnicas no segmento de complexidade intelectual; no valor de 70 reais em relação aos concorrentes para o setor de atividades técnicas em complexidade gerencial; na área de tecnologia em informação e no setor de engenharia. O prazo final máximo para quitação dos boletos é o dia 25 do mês de março.

Sumário das informações do artigo:

Novo certame vai prover postos temporários no setor Ministério das Comunicações. Abertura de 217 vagas. O período de inscrições seguirá em aberto entre os dias 25 deste mesmo mês de fevereiro 14 do próximo mês de março (2022). Valores das taxas cadastrais, conforme o setor: 60, 65 e 70 reais.

Postos nos setores de serviços técnicos em ramo de complexidade intelectual e no setor de serviços técnicas em suporte. Seção administrativa. Exigência acadêmica de formação universitária. Banca organizadora por conta do instituto Cebraspe. Lotações no Distrito Federal.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.