Concurso Aeronáutica 2022 – Inscrições


A Aeronáutica irá realizar um novo concurso público que disponibilizará aproximadamente cerca de 146 oportunidades de emprego.

É isso mesmo! A Força Aérea Brasileira já disponibilizou a abertura das inscrições do seu processo de seleção que tem como objetivo promover a admissão de cerca de 146 novos membros à corporação.


Há muitas oportunidades para pessoas que concluíram a graduação, já que algumas das vagas ofertadas são para profissionais das áreas da saúde, tais como: farmácia, odontologia e médicos. Além disso, há ofertas para os cargos de engenheiro.


Dessa forma, se o leitor está em conformidade com o pré-requisito já citado e se interessou pelo concurso público ou conhece alguém que bate com tais características desejadas e que também podem vir a demonstrar interesse, o momento ideal é este. Sendo assim, não deixe de acompanhar as informações que seguem logo abaixo.


De acordo com edital publicado, às vagas não estão restritas apenas a uma localidade, isto é, haverá cerca de 20 municípios para receber esses aprovados, sendo que a nível federativo, no total, 16 estados serão contemplados com o concurso público.


Como esses concursos públicos apresentam um grande número de candidatos concorrendo aos números de vagas, como todo concurso público onde há bastante concorrência, o certame tem como via de regra aplicar inúmeras etapas de caráter classificatório/eliminatório. Dessa maneira, com esse concurso não será diferente, já que o processo seletivo contará com cerca de oito etapas, sendo que a primeira delas se caracteriza pela prova objetiva; a segunda etapa é composta por uma análise de informações tanto pessoais quanto profissionais do candidato; a terceira fase trata-se de avaliação e exames médicos, a fim de avaliar se o candidato está com a saúde em dia; além da preocupação com o bom funcionamento do corpo, uma das avaliações que mais acontecem é a psicológica, que também está presente nesta seleção; outra etapa de importância e que muitas vezes é reprova candidatos, é o teste que se é realizado para avaliar a aptidão física do sujeito; aos candidatos da área da saúde são reservadas uma etapa com o intuito de avaliar a oralidade dos participantes; a penúltima etapa relaciona-se a levar documentos complementares que servem de identificação. Por fim, a última etapa consiste em reunir todos os documentos de aprovação das etapas, com documentos pessoais e os títulos profissionais, avaliar e validar.

Com isso, os candidatos que passarem com sucesso em todas as etapas citadas acima, podem ser considerados aptos a exercerem as suas funções na corporação. Vale ressaltar, os aprovados contam com inúmeros benefícios, além de uma remuneração inicial bastante alta, o que aumenta a procura de profissionais por tais concursos públicos, pois na grande maioria das vezes, é apenas através deles que o profissional consegue se destacar profissionalmente e ganhar o reconhecimento que merece associado à sua profissão. Dessa maneira, muitas vezes os candidatos não participam apenas em busca da estabilidade financeira, mas também como forma de afirmar seu status social perante a sociedade.

Com base nos dados acima, se o leitor já está ansioso para fazer a sua inscrição, o momento é este. O processo de inscrição teve início no dia 21 de fevereiro e se estende até o dia 13 do mês de março. A inscrição só pode ser realizada pela internet. Sendo assim, é necessário acessar ao site do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica através do seguinte endereço eletrônico: https://www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/ingresse-na-fab.

Portanto, vale destacar que é importante ao candidato não esquecer do último dia em que é possível se inscrever, bem como a data de vencimento do boleto da taxa de inscrição, que este ano é de valor único referente a R$130,00. O candidato só tem a sua inscrição validada ao realizar esse pagamento.

Por fim, é importante chamar a atenção dos participantes sobre a importância de ler o edital com bastante calma e atenção.

Por Ana Paula



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.