Concurso TRF 4 2022 – Previsão de Edital para Juiz Substituto


TRF 4 realiza novo concurso público 2022 com vagas para juiz substituto. Confira aqui mais detalhes.

Outro importante concurso está em pauta, e vai promover vagas efetivas para os Estados da Região Sul do Brasil.


Trata-se do certame que vai prover ocupações vitalícias no setor do TRF 4, ou Tribunal Regional Federal da Quarta Região. Os cargos a serem disponibilizados serão lotados nas unidades do órgão, estabelecidas nos Estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.


A meta é de publicar o edital nesse primeiro semestre de 2022. A comissão organizadora da estrutura do evento já está reunida e segue os passos para finalizar todo esse processo antes do lançamento do edital de abertura. De acordo com nota do próprio órgão, os arranjos para o concurso estão, de certa forma, já bem adiantados. Os servidores responsáveis pela bancada estão atuando de modo a determinar a instituição que será encarregada, via licitação, da função de banca regente.


Assim que a instituição organizadora for contratada, todos os demais detalhes do edital, como: o período de cadastro das inscrições; a taxa de participação na seleção; as datas das provas e demais fases do processo; o conteúdo programático a ser estudado e demais itens do documento. Portanto, no momento em que a banca estiver ativa, o passo final será a publicação do chamado edital para abertura oficial do certame. Estas são as notícias sobre os últimos movimentos em torno do certame que está para ocorrer. Acesse mais atualizações a partir da semana que vem.


Os dados que já podem ser parcialmente confirmados são os referentes à quantidade de cargos, que será, a princípio, de 31 postos. As funções, especificamente falando, ainda não estão confirmadas. O que se sabe é que se trava de vagas que exigem formação ao nível de curso universitário na área de Direito; será necessário, junto dessa formação, apresentar três anos de registro em trabalhos no setor jurídico, incluindo período de estágio. O vencimento mensal está no valor, segundo atualização, de 32 mil reais, sem contar os benefícios.

Por enquanto vale apresentar um sumário do certame para vagas no TRF da 4º Região, que foi realizado no ano de 2016. Naquele processo seletivo a oferta máxima foi de 22 funções, para ocupação imediata, mas, houve, também, a formação do cadastro reserva de candidatos, para nomeações posses futuras.

A sequência das etapas daquele certame foi a seguinte:

Iniciou pela aplicação das folhas de provas objetivas, junto das provas discursivas; a etapa seguinte foi a avaliação sobre o histórico acadêmico e dos diplomas; a sindicância sobre o histórico de condutas sociais de cada concorrente, os exames práticos e o teste psicotécnico; a fase da prova oral.

O bloco da prova objetiva conteve uma sequência de 100 exercícios objetivos, abordando conteúdos divididos em três classes:

1 – Caderno I: versando em noções de direito constitucional e em direito previdenciário; noções no setor de direito penal e no processual penal; em direito econômico e no direito do consumidor (proteção).

2 – Caderno II: versando em direito civil e em processual civil; na área do direito empresarial e do financeiro; direito tributário.

3 – Caderno III: na matéria de direito administrativo e ambiental; na área de direito internacional público e em privado.

Resumo:

Próximo concurso vai gerar mais vagas no Tribunal Regional Federal da Quarta Região. Ocupações nas unidades do órgão, estabelecidas nos Estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Detalhes como: período de cadastro das inscrições; a taxa de participação na seleção; as datas das provas e demais fases do processo ainda serão anunciados. Vaga de Juiz Substituto. Exigência de formação em Direito.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.