Concurso Bombeiros RJ 2022 – Banca Organizadora Definida


Bombeiros RJ prepara realização de novo concurso público 2022. Organizadora já está definida e edital deve ser publicado em breve.

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (3), o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro está com um novo concurso para ser iniciado. Segundo os últimos detalhes a respeito do processo em questão, ele contará com 40 vagas destinadas ao cargo de oficiais.


As pessoas interessadas em participar do processo seletivo precisam ter ensino médio completo. Em termos de salário, o concurso tem remuneração oficial de R$3,2 mil, mas pode chegar a R$ 6 mil apenas três meses depois que o candidato tiver concluído a sua formação na corporação.


Segundo o que se sabe até o momento, o novo concurso ainda não possui um edital divulgado, mas já conta com a sua banca organizadora definida. Nesse sentido, vale informar que o certame será de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas , algo que deve ser oficializado ao longo dos próximos dias com a assinatura do contrato.


Uma vez que o contrato em questão esteja devidamente assinado, a FGV poderá confirmar a data de publicação do edital, bem como a abertura das inscrições para o processo seletivo. Entretanto, vale destacar que como o concurso do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro já está confirmado, tudo isso não deve levar muito tempo para acontecer e os candidatos interessados precisam ficar atentos.


Além disso, outra coisa que já foi confirmada sobre este processo seletivo é em quantas etapas ele será dividido. De encontro a isso, é possível afirmar que ele contará com uma etapa de provas objetivas, uma de avaliação da capacidade física, exames de saúde e, por fim, investigação dos candidatos. Segundo os detalhes que se sabe até o momento, o esperado é que a prova objetiva tenha, em média, 100 questões.

É possível afirmar que essa etapa será dividida em várias disciplinas distintas, como sociologia, língua estrangeira, geografia, biologia, química, língua portuguesa, entre outros. Também já se sabe que a prova de aptidão física será dividida em algumas áreas como a natação, abdominais, flexão e extensão de MMSS e corrida de meio fundo.

Ainda no ano de 2020, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro abriu o seu último concurso destinado ao preenchimento das vagas do curso de formação para oficiais. Na ocasião, o processo seletivo contou com 25 postos, que foram destinados tanto para homens quanto para mulheres. A banca organizadora, por sua vez, foi a Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Segundo as informações que se tem, a prova objetiva foi menor do que no atual processo seletivo e contou somente com 50 questões. Entretanto, também teve a presença de menos disciplinas.

Caso você esteja interessado em participar do processo seletivo, vale a pena ficar de olho no site da Fundação Getúlio Vargas, que será responsável por divulgar o edital e as demais notícias relativas ao processo seletivo após a assinatura do contrato.

Além disso, uma forma interessante de se preparar para o concurso é analisar com cuidado as suas edições anteriores, especialmente no que se refere à prova objetiva e à prova física.

Sobre a primeira, é válido baixar alguns modelos antigos para se familiarizar com o conteúdo em normalmente é cobrado em cada disciplina. Além disso, também é válido procurar conhecer um pouco mais sobre as questões elaboradas pela FGV, visto que cada banca possui um estilo distinto.

Sobre a prova física, é muito importante destacar a necessidade de treinar para possuir o condicionamento necessário para executar qualquer coisa que for pedida durante o processo seletivo. Isso ajudará a garantir uma boa nota e seguir adiante no processo, visto que esta etapa do concurso possui um caráter eliminatório.

Logo, esteja atento a essas questões para conseguir se sair bem e conquistar a sua vaga na corporação.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.