Concurso Exército 2022 – Inscrições Abertas


O concurso do Exército Brasileiro oferta 1,1 mil vagas para o Curso de Formação de Sargentos.

O Exército Brasileiro irá realizar um novo concurso público que tem como intuito oferecer uma quantidade superior a 1.000 oportunidades de estudos e posteriormente empregos. Essas vagas estão voltadas com o objetivo de admitir novos candidatos para o curso que proporciona tanto a formação quanto à graduação de sargentos.


Ainda de acordo com o exército, serão cerca de aproximadamente 1.100 vagas. No entanto, desse total as vagas serão divididas em cargos distintos. Dessa forma, estarão disponíveis oportunidades de vagas nas seguintes funções: profissões relacionadas a área da saúde; área da música e, por fim, uma área generalista.


Dessa maneira, vale salientar que para participar do certame o primeiro passo certeiro é descobrir se está alinhado aos pré-requisitos estabelecidos.


Então, caso o leitor tenha se interessado e deseja saber mais sobre o certame e sobre tais exigências, não deixe de acompanhar as informações que se seguem logo abaixo.


A primeira regra básica é muito simples, isto é, basta ter nascido no Brasil; outro ponto é ter concluído o ensino médio em escola ou instituição de ensino que tenha reconhecimento do MEC; quando se trata da área da saúde neste concurso, estamos nos referindo a técnicos de enfermagem e enfermeiros, portanto, é necessário ter terminado o curso técnico e a graduação até o dia de apresentar documentos que comprovem que os candidatos estão licenciados e habilitados para realizar as práticas do ofício; quanto a idade, é necessário que se tenha entre 17 a 26 anos, ressaltando que a idade é a mesma independente de qual área o candidato irá escolher para concorrer à vaga; quanto a altura, algo que barra muitas pessoas nos concursos do exército, sabe-se que a atura mínima exigida ao sexo feminino é de 1,55m, quanto ao sexo masculino a altura deve ser de no mínimo 1.60m; é preciso estar alinhado com as obrigações tanto militares quanto eleitorais; além disso, não se pode ser casado e nem ter filhos.

Portanto, aqueles que desejam participar do processo de seleção devem estar atentos às datas, isto é, o processo de inscrição tem início na segunda-feira, dia 7 do mês de março e se estende até o dia 5 do mês de abril. Como a maioria dos concursos públicos que acontecem nos dias de hoje, as inscrições são aceitas exclusivamente no ambiente da internet. Dessa forma, basta acessar ao seguinte endereço eletrônico: https://esa.eb.mil.br/index.php/pt. Para participar, é necessário pagar uma taxa de inscrição, com isso, para ter sua inscrição validada o candidato precisa desembolsar aproximadamente R$95,00. Por isso, duas datas importantes que devem ser levadas em consideração e de forma alguma podem ser esquecidas são: a primeira está relacionada ao último dia para se inscrever e a segunda data está associada ao dia de vencimento do boleto. Vale ressaltar que aqueles que têm o desejo de participar, mas não tem condições financeiras de pagar pela taxa, é possível pedir a isenção e não pagar essa taxa, para isso, é necessário fazer tal solicitação no início das inscrições.

O Exército Brasileiro acredita que muitas pessoas participarão do certame, o que consequentemente aumenta o número de concorrentes a uma única vaga. Foi pensando nisso que o processo de seleção foi dividido em várias etapas distintas, pois assim, é mais fácil ter a certeza que o candidato aprovado tem um pouco de cada habilidade desejada e não apenas uma. Tendo isso em vista, a prova é realizada da seguinte maneira: todas as etapas são tem a capacidade de classificar e eliminar os candidatos. Com isso, a primeira etapa baseia-se em uma prova objetiva, enquanto a segunda etapa é conhecida por exames médicos e clínicos, testes para analisar tanto a aptidão física do candidato quanto psicológica e, no final, a análise de títulos, etapa em que os aprovados nas fases anteriores devem levar documentos pessoais e profissionais.

Por Ana Paula



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.