Concurso Detran AP 2022 – Comissão Organizadora é Formada


Detran AP prepara realização de novo concurso público 2022. Comissão já foi selecionada e empresa organizadora deve ser divulgada nos próximos dias.

O Detran do Estado do Amapá realizará em breve um novo concurso público. Dessa forma, recentemente houve a composição da comissão que será responsável por levar o certame a outros patamares para que ele possa sair de um projeto e virar realidade.


Dessa maneira, de acordo com o governador estadual, a previsão é que o edital seja publicado ainda durante este mês de março. Além disso, ele já adiantou que o certame trará cerca de 127 oportunidades de emprego no Estado.


Sabe-se que do total de vagas haverá distribuição de cargos em diversas áreas.


Como o edital ainda não foi publicado, por hora, não é possível realizar afirmações e nem mesmo suposições a respeito dos pré-requisitos que serão exigidos.


Outro ponto em perspectiva que é sempre muito citado quando se trata de concursos públicos gira em torno da remuneração. Nesse caso, o que se pode dizer é que os salários iniciais são superiores aqueles comparados a outros trabalhadores tanto do setor público quanto do setor privado, sendo que é justamente por isso que concursos como estes são bastante procurados por aqueles que podem participar, e por consequência tornam-se muito concorridos. No entanto, é válido ressaltar que apesar dos salários não serem baixos, obviamente haverá variações entre um cargo e outro, variações estas que estão diretamente relacionadas aos níveis de escolaridade dos indivíduos.

A distribuição de cargos já foi decidida e espera-se apenas a publicação do edital para ser divulgada a quantidade de vagas para tal.

O edital, por sua vez, deve ser o próximo passo a ser avançado pela comissão. Isso porque, o governador deixou claro que espera que até março se iniciem as inscrições. Contudo é preciso que a comissão primeiro elabore o edital e depois escolha a banca organizadora que melhor desempenha o seu papel no processo de seleção. Com essas duas decisões já tomadas, é possível ocorrer a assinatura do contrato entre a comissão e a banca. A partir disso, o edital é publicado em Diário Oficial e pode-se dar início ao processo de inscrição.

Até o momento, sabe-se que o concurso será para seis cargos distintos, sendo que alguns deles foram divulgados, sendo os seguintes: educador de trânsito; analista na área de TI e assistente administrativo.

No último concurso público que ocorreu há quase 11 anos, foram disponibilizadas vagas para apenas um tipo de função. Dessa forma, naquela época, os conteúdos cobrados na prova objetiva foram: legislações de trânsito, noções básicas de direito, informática, atualidades e língua portuguesa.

Mais uma vez, sem o edital não é possível saber quais conteúdos serão cobrados, o que é certo apenas, é que irão variar de acordo com os cargos e funções oferecidas.

Dessa forma, se o leitor se interessou no processo seletivo, a grande dica é manter-se atualizado com as informações que estão prometidas de serem divulgadas ainda neste mês. Além disso, outras ações que devem ser tomadas rapidamente e que podem garantir a sua aprovação é se certificar sobre o nome da banca organizadora e buscar provas anteriores; realizar uma boa leitura do edital; se dedicar aos estudos, já que a concorrência será grande e não deixar passar datas importantes, tais como o prazo do dia de inscrição e o vencimento do boleto que contém a taxa de inscrição, algo importantíssimo já que é o único documento que realmente válida a inscrição no certame.

O concurso deve ser realizado com caráter de urgência, já que o mesmo vem sendo anunciado desde o início do mandato do governador, no entanto como nada foi realizado, o Detran AP passou a trabalhar de forma irregular, uma vez que seus funcionários devem executar seus cargos por meio da realização de um concurso público. Tendo isso em vista, o promotor de justiça da região deu o ultimato para que o certame acontecesse de vez, a fim de evitar uma ação do Ministério Público contra o governo estadual.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.