Concurso PC BA 2022 – Banca Organizadora é Contratada


PC BA define banca organizadora do seu novo concurso público 2022. Edital deve ser publicado em breve.

A Polícia Civil do Estado da Bahia irá promover a realização de um novo concurso público que oferecerá cerca de 1.000 novas oportunidades de emprego. Nesse sentido, recentemente a banca organizadora foi escolhida. Dessa forma, a partir disso, já é possível que em poucos dias o edital seja publicado.


Embora na publicação que foi realizada no Diário Oficial não tenha o nome da banca organizadora, sabe-se que o contrato já foi assinado. Para todos os efeitos, ainda que não seja uma informação oficializada, a comissão do certame optou pelo Instituto Brasileiro de Formação, que ficará responsável por colocar em ação todos os prazos do certame.


Sabe-se que as 1000 vagas estão divididas em cargos distintos, isto é: agente, escrivão e delegado. Dessa forma, como é possível perceber, um pré requisito básico já existente é de que candidato possua graduação no curso de Direito, em uma instituição de ensino que tenha o reconhecimento do MEC.


Além disso, mesmo não sendo mencionado, um pré-requisito que é costumeiramente exigido em processos seletivos que envolvem a área da segurança pública concentra-se na exigência de um tempo mínimo exercendo atividades na área jurídica, em geral, em outros certames, o tempo é de pelo menos três anos.


Como não houve a publicação do edital ainda não é possível dizer de forma assertiva a respeito dos salários. No entanto, no edital do último concurso, que aconteceu no ano de 2018, as remunerações iniciais já eram bem altas se comparadas àquilo que era pago a iniciantes tanto do setor público quanto do setor privado. Desse modo, é certo que esse fato contribui para acentuar a busca de candidatos por concursos públicos como este, que além de garantir uma ótima estabilidade financeira, especialmente com o passar dos anos, ainda dá fornece ao aprovado um grande status social.

Tendo isso em vista, a relação de candidatos disputando pelos números de vagas disponíveis, é sempre muito desproporcional. Por isso, uma forma encontrada pela banca organizadora de conseguir realmente selecionar aqueles que no momento estão mais bem preparados foi dividir o processo seletivo em várias etapas. Sendo algo que já acontece há muito tempo, e embora as etapas de seleção tenham o mesmo princípio e essência, dependendo da banca organizadora o número de fases pode aumentar ou diminuir.

Sendo assim, ainda tomando como base o concurso de 2018 que teve como banca organizadora a Fundação Vunesp, o certame contou com sete fases distintas, todas de caráter classificatório e eliminatório, que foram as seguintes: prova objetiva, seguida prova discursiva; avaliações médicas pautadas em exames físicos e clínicos; teste para averiguar se o candidato apresenta aptidão física necessária para assumir o cargo; análise psicológica e, por fim, a análise de títulos, isto é, o candidato que é classificado nas etapas anteriores deve levar documentos comprobatórios a respeito do seu nível de escolaridade, sua experiência na área, se está em dia com o exército brasileiro (no caso de homens), se o título de eleitor está em dia, entre outras coisas que são avaliadas. Por isso, é recomendado que o candidato procure estar em dia com todos os seus compromissos.

Portanto, se o leitor se enquadra nos pré-requisitos que já se sabe que serão exigidos e deseja participar do certame, há dois conselhos que não podem ser ignorados, o primeiro deles é manter-se sempre atualizado, uma vez que os trâmites do concurso ainda estão se desenrolando. Dessa maneira, é preciso estar atento a inúmeras coisas, isto é, aquilo que o edital pede, ao início e fim das datas de inscrições, bem como o vencimento do boleto da taxa de inscrição, algo imprescindível, pois valida a inscrição do candidato. Além disso, como já foi mencionado antes, devido a grande concorrência, é bom começar a se preparar desde já, e uma forma de fazer isso é através da banca organizadora. Isto é, como já se sabe qual será a instituição, vale a pena baixar provas anteriores, com o intuito de nortear os estudos.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.