Concurso Politec AP 2022 – Formada Comissão Organizadora


Politec AP prepara realização de novo concurso público 2022. Comissão já foi formada e empresa organizadora deve ser divulgada em breve.

Na região Norte do Brasil o próximo concurso vai prover vagas efetivas em área técnica, incluindo perícia policial.


O certame que será promovido pelo órgão da Politec (AP) ou departamento de Polícia Técnico-Científica, unidade estabelecida no Estado do Amapá. O processo de seleção foi solicitado e devidamente autorizado pelo governo do Estado. A comissão de servidores públicos, convocada para organizar as pautas que vão formar o corpo de texto do edital, já está em campo, trabalhando, conforme a última publicação no diário oficial da região. Segundo nota da secretaria de governo regional, o edital tem previsão de publicação para este mesmo mês, março de 2022.


A seleção de vagas é urgente, o que acelerou o processo de trâmites dos detalhes. O que falta para finalizar o edital é a determinação da instituição para banca regente. Assim que o contrato com a organização escolhida para esse fim estiver firmado, a data de abertura do certame será confirmada. Permaneça atento às próximas notícias sobre o concurso.


Os detalhes já confirmados sobre o certame são os seguintes: a meta é ofertar até 76 ocupações para carreiras, as quais serão distribuídas em variados setores do órgão. Os requisitos para as vagas ainda não foram divulgados, porém, já estão confirmados. Mas, o critério de divisão dos postos, conforme as carreiras e a quantidade exigida em cada departamento, segue logo abaixo:


Cargo na área de perito criminal, com 25 postos disponíveis; na seção de odontolegista, para três vagas; na área de papiloscopista, para 12 cargos; na área de técnico pericial, para seis vagas, e no cargo de auxiliar técnico pericial, para 30 postos.

Outros detalhes como: valor da taxa de ingresso; datas das provas, período de inscrição, e outros detalhes do itinerário, serão divulgados em breve.

Um sumário sobre o último processo de seleção para as mesmas vagas, no setor Politec (AP), segue abaixo para orientar os futuros candidatos do próximo concurso:

Aquele concurso para vagas nesse departamento foi realizado no ano de 2017, e a disponibilização contou com oferta de 80 ocupações, cuja distribuição foi a seguinte: 20 cargos de imediato preenchimento, permanecendo as demais 60 para a formação do cadastro reserva de candidatos. Naquele evento, o trabalho de banca organizadora ficou nas mãos dos colaboradores da Fundação Carlos Chagas.

Os cargos ocupados foram os seguintes: na área de perito médico legista (com 18 postos imediatas e mais 52 para reserva de concorrentes); no setor de perito médico legista, especialista no departamento psiquiátrico (dois postos de ocupações imediatas, ficando os demais oito para os reservistas).

A prova objetivo conteve 50 questões de respostas únicas, cuja distribuição por matérias foi a seguinte: 20 na área de conhecimentos gerais e as demais 30 no setor dos conhecimentos específicos. No bloco das matérias gerais a distribuição foi a seguinte:

Conteúdos em língua portuguesa, oito exercícios; conteúdos de direito processual penal, seis questões, e em direito penal, seis questões. Na área de conhecimentos mais específicos: conteúdos abordando matéria de medicina legal e matéria em leis específicas.

As etapas subsequentes do certame abarcaram os necessários exames documentais; os testes de aferição sobre as condições da saúde e finalizou com o curso de graduação profissional dos aspirantes.

Sumarizando os detalhes:

Novo certame para cargos efetivos no órgão da Polícia Técnico-Científica, sede residente no Estado do Amapá. Oferta inicial de 76 cargos para carreiras. Outros detalhes como: valor da taxa de ingresso; datas das provas, período de inscrição, e outros detalhes do itinerário, serão divulgados em breve. Vagas nos setores de perito, de Odontolegista e de Papiloscopista. Grau acadêmico necessário: superior completo. Lotações no Estado do Amapá.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.