Novo concurso da Receita Federal 2022 – previsão


Receita Federal prepara realização de novo concurso público 2022. Confira aqui mais detalhes.

De acordo com as últimas informações divulgadas, o aguardado concurso da Receita Federal contará com novidades em breve, a respeito da autorização para que este venha a ocorrer ainda neste ano. Ao que tudo indica, estas novidades serão divulgadas ainda no mês de março para que os novos procedimentos do concurso sejam realizados em breve. Esta confirmação foi feita após uma reunião que aconteceu entre os responsáveis pelo órgão em questão e com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O momento aconteceu no dia 17 de fevereiro.


Na ocisão em questão, houve também uma discussão a respeito da impossibilidade de nomeação dos aprovados pela seleção ainda no ano de 2022. Isso deve-se ao fato de este ser um ano eleitoral. Mas, a reunião destacou a respeito de alguns pontos para o certame, que este possivelmente será concluído neste ano, mesmo que as nomeações só venham a ser feitas de fato no ano de 2023, devido as questões envolvendo as eleições no país. Por isso, os interessados devem aguardar que em breve novidades serão divulgadas a respeito com novos detalhes e confirmações a respeito do certame.


Entretanto, a expectativa inicial para o concurso é que ele conte com uma autorização que visa preencher diversas vagas. Entre estas, serão 2.390 dedicadas para o cargo de auditor fiscal, enquanto serão outras 469 vagas dedicadas para a função de analista tributário. As carreiras em questão que serão abordadas neste concurso exigem que os candidatos contem com formação no ensino superior para que possam participar do processo seletivo. Para o cargo de analista, a remuneração divulgada previamente destaca que o salário inicial será no valor de R$ 12.142,39 enquanto para auditor o valor será de R$ 21.487,09.


Para que possam se preparar para o concurso, os candidatos devem conhecer um pouco mais a respeito do órgão, para que assim conheçam toda a sua estrutura completa. Isso, pois a Receita Federal agora é dividida em 10 regiões fiscais, que ficam em vários estados do país. Cada região irá abranger alguns estados do Brasil, como a 1ª por exemplo, que engloba o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Já a segunda, por sua vez, abrange o Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Rondônia. As demais irão englobar os estados brasileiros de acordo com suas proximidades e demais detalhes.


Outro ponto é que para cada região o órgão conta com alguns detalhes específicos, como Delegacias, Agências e Alfândegas. Por isso há a garantia de que os concursos que são realizados com Receita Federal contem com vagas que são regionais, dando a oportunidade de que os candidatos interessados possam participar de várias regiões do país e poderão assim atuar em localidades distintas, de acordo com a selecionada no momento em que for feita a inscrição para participar deste.

Para que possam se preparar, os candidatos podem conferir alguns detalhes dos outros concursos que foram feitos pela Receita Federal anteriormente. O seu último certame aconteceu no ano de 2014, onde foram ofertadas 1026 vagas, que eram para áreas de apoio. As funções abordadas neste concurso eram de assistente técnico-administrativo do MF. A prova contou com alguns conteúdos distintos, como Matemática, Raciocínio Lógico, Língua Portuguesa, Atualidades, Informática, Atendimento ao Público, Gestão de Pessoas, Ética do Servidor na Administração Pública, Regime Jurídico, ,Administração Pública Brasileira e outros.

Diante destes pontos os candidatos podem ir se preparando, pois ainda no mês de março mais novidades serão divulgadas para os interessados em participar do concurso que será feito neste ano para a Receita Federal. Portanto, os candidatos devem ficar atentos aos próximos detalhes, pois estes serão divulgados em breve e no decorrer dos próximos meses os demais passos para a realização do concurso, como a definição da banca e outros pontos serão informados.


Nayara Silva Guimarães


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.