Concurso para defensor público da DPE CE 2022


DPE CE abre inscrições para o seu novo concurso público 2022. Seleção oferece 60 vagas para defensor público.

Na última quinta-feira, dia 03 de março, foram iniciadas as inscrições para o concurso da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE), conforme anunciado pelo governo do estado do Ceará no início de 2022. Ao todo, ainda não se sabe o total de vagas que a Defensoria pretende abrir para o cargo em virtude de sua demanda para a função. Para esta seleção, serão disponibilizadas um total de 60 vagas imediatas para o órgão.


Segundo as informações divulgadas pela Defensoria, a remuneração inicial para o cargo deverá ser de R$ 27.528,09 , sendo que o regime de contratação deverá ser do tipo estatutário.


Para este concurso, a empresa responsável pela aplicação das provas e por todo o processo seletivo será a Fundação Carlos Chagas.


Os candidatos para o cargo de Defensor Público do Estado do Ceará deverão cumprir as exigências formais para a investidura na função. São elas: possuir diploma de Bacharel em Direito e comprovar a prática de pelo menos dois anos na prática forense na época de inscrição para o concurso.


Além do cumprimento destas duas exigências, os inscritos para a seleção deverão comprovar uma boa conduta social e uma idoneidade moral. Isto requer que os candidatos não possuam nenhum tipo de antecedente criminal ou civil e que configure impeditivo para o pleno exercício do cargo.

Para se inscrever no processo seletivo, deverá ser comprovado ainda para aqueles que já exercem algum tipo de atividade a ausência de qualquer tipo de penalidade ou ato desabonador em sua conduta para cargos públicos e no pleno exercício de alguma função pública ou privada.

Todas as exigências e condições necessária para o cargo podem ser vistas no edital do concurso que pode ser acessado ao clicar aqui

O órgão de Defensoria Pública que existe em vários estados brasileiros e foi criado pela Constituição Federal de 1988 A função desta instituição é a de promover a defesa e o exercício dos direitos individuais e coletivos no âmbito social de forma integral e plena para aqueles indivíduos ou coletividades que apresentem algum tipo de vulnerabilidade ou risco social.

Prazos e como se inscrever para o concurso da DPE

As inscrições para o concurso da Defensoria Pública do Estado do Ceará já se encontram em aberto desde o dia 03 e o prazo vai até o dia 05 de abril.

Os interessados em concorrer ao cargo deverão realizar a sua inscrição exclusivamente via internet diretamente no site da Fundação Carlos Chagas.

A taxa de inscrição é de R$ 295,00 e deverá ser paga até o último dia do prazo. Os candidatos podem também optar por agendar, via internet banking, o agendamento do pagamento da inscrição. Deste modo, caso haja algum contratempo, eles não vão perder o prazo e continuarão na disputa.

O processo seletivo será feito em quatro etapas e será aplicado entre os meses de junho e julho. A primeira etapa consiste de provas objetivas, seguida de uma segunda fase com provas discursivas sobre as questões ofertadas durante o exame. A terceira fase será uma avaliação oral e a última fase será a avaliação de títulos dos candidatos. Todas as fases possuem um caráter classificatório, sendo que a primeira e a segunda fase serão também eliminatórias.

Todos os detalhes a respeito do conteúdo que será cobrado durante a seleção dos candidatos constam no edital do concurso e abrangem os vários ramos do direito, além de um exame de algumas peças processuais na fase discursiva.

Os candidatos que buscam uma carreira no setor público, a aprovação no concurso da DPE constitui uma boa oportunidade para ingressar em um dos órgãos mais atuantes dentro do poder judiciário brasileiro.


Daniel Dantas


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.