Concurso para promotor do MP-SE 2022 – banca organizadora definida


MP-SE prepara realização de novo concurso público 2022. Banca organizadora da seleção já foi definida.

O Ministério Público do Estado de Sergipe vai realizar um novo concurso público e acaba de definir a banca organizadora, responsável por colocar em execução o processo seletivo que conta com 5 oportunidades de emprego para o cargo de promotor.


Dessa forma, segundo a publicação realizada em diário oficial, no dia 25 do mês de fevereiro, a banca organizadora de escolha foi o Cebraspe.


Tendo isso em vista, como já é procedimento de costume quando se vai realizar um concurso público, sabe-se que o próximo passo trata-se de uma assinatura de contrato entre a Cebraspe e a comissão responsável. Dessa forma, uma vez que o contrato é assinado e validado o edital é publicado em questão de dias. Com isso, não demora muito para que outros processos do certame aconteçam, como por exemplo a divulgação das datas de inscrição.


Uma das exigências pré-estabelecidas é que o participante possua formação de nível superior no curso de direito, em uma instituição que possua o reconhecimento do MEC. Somado a isso, o candidato deve comprovar por meio de documentos que exerceu a profissão em atividades jurídicas, por no mínimo três anos.


Embora o salário inicial ainda não tenha sido divulgado, já que só é anunciado junto à publicação do edital, acredita-se que deve ser um valor bastante alto se comparado a trabalhadores iniciantes em empresas privadas. Além disso, é sempre bom lembrar que os salários ligados aos cargos da promotoria são o que leva o concurso público apresentar um grande número de candidatos em relação às vagas disponíveis, o que faz do concurso bastante concorrido e corrobora para que ele aconteça em várias etapas, uma vez que é extremamente difícil eliminar inúmeros candidatos de uma só vez, em um processo de seleção sério em que os candidatos devem apresentar inúmeras habilidades distintas.

Como já foi mencionado, não se pode afirmar nada sem a publicação do edital, que é o documento em que consta informações oficiais. Contudo, acredita-se que o processo de seleção não apresentará mudanças drásticas em relação ao último, que ocorreu no ano de 2010. Naquele ano, o processo seletivo se desenvolveu em cinco etapas distintas, todas de caráter classificatório ou eliminatório. Sendo assim, a primeira delas foi composta por prova objetiva. Em seguida, os candidatos deveriam realizar uma prova discursiva. Enquanto a terceira etapa se caracterizava em uma análise relacionada a oralidade do candidato, a quarta etapa do processo, considerada uma das mais importantes de todo o certame, era a prova de tribuna. Por fim, os candidatos que conseguiram passar por todas essas quatro etapas, devem passar pela quinta e última etapa, que consiste na análise de títulos.

Nessa última etapa, o participante deve levar todos os documentos que comprovam a conclusão do curso em direito, o tempo de experiência na área exigida, entre muitos outros documentos.

Dessa forma, acredita-se que o processo de seleção pode ter sofrido algumas alterações, porém, a essência é sempre a mesma e se espelha nas cinco etapas explicadas acima.

Outro ponto que deve ser colocado em perspectiva é que há 12 anos o salário inicial girava próximo de R$ 19.000,00. Dessa forma, considerando os anos que passaram, essa remuneração atualmente é ainda maior.

Apesar de ser muito almejado devido ao status social e a estabilidade financeira que vem junto ao cargo de promotor, essa é uma atividade que deve ser exercida de forma muito séria e respeitosa.

Portanto, se o leitor se adequa às condições pré-exigidas e ficou interessado em disputar uma das vagas não deixe de manter-se sempre atualizado, pois a partir de agora o processo de seleção irá se desenvolver e fluir mais facilmente.

Para finalizar, um outro conselho é que caso o leitor realmente deseje a vaga, que comece a sua preparação desde já, pois ainda que o edital não tenha sido publicado, é possível baixar provas anteriores e nortear os estudos por elas.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.