Concurso STJ 2022 – previsão de edital


STJ prepara realização de novo concurso público 2022. Edital da seleção deve ser publicado nos próximos meses.

O Superior Tribunal de Justiça vai realizar um novo concurso público. Você pode estar pensando que este artigo é antigo, uma vez que já faz um tempo que você leu um artigo com a mesma chamada. Mas não há nada de errado aqui. A notícia é recente e confirma a realização de um novo certame do STJ.


Este concurso foi anunciado já faz um tempo, porém, sua organização não passou da fase inicial pois veio a pandemia e todos os protocolos de isolamento que acabaram por paralisar momentaneamente a organização do certame. Mas passado a pior fase da pandemia, com a diminuição dos casos, a organização do certame acaba de ser retomada.


Assim, a expectativa é de que em breve já possamos contar com a publicação do edital de abertura do concurso. Na realidade a expectativa inicial é de que até o mês de dezembro o documento seja publicado.


Isso porque o processo de organização do concurso se encontra ainda em fase inicial e ainda não temos o nome de uma empresa que ficará responsável pela sua organização.


Espera-se que o nome da empresa seja divulgado no segundo semestre deste ano. Assim, quando a empresa for escolhida e oficialmente contratada, existe um prazo máximo para a publicação do edital, sendo este prazo um período de 3 meses.

Os cargos e o quantitativo de vagas a serem disponibilizadas no certame ainda não foram divulgadas, pois na verdade ainda não existe uma definição sobre esta questão, o que deve ser analisado e discutido daqui para frente, para finalmente ser divulgado para os interessados.

Uma novidade em relação a este concurso é o fato de já ter sido formada uma comissão para organizar a sua fase inicial. A comissão foi anunciada no dia 16 do mês de fevereiro, quando um documento com os nomes de todos os membros foi publicado no Diário da União.

A partir da formação da comissão começam os trabalhos de levantamento de dados e necessidades que o STJ possui.

Assim que estes levantamentos sejam feitos, o passo seguinte é a escolha e contratação da empresa que ficará responsável pela organização do certame. Assim que a comissão decidir o nome da banca, esta deve ser anunciado.

Quando o contrato entre as partes for assinado e o documento publicado, a banca assumirá a organização e se encarregará dos próximos passos, que são a publicação do edital de abertura, elaboração das provas, aplicação e resultado final.

O último certame realizado pelo STJ aconteceu no ano de 2018 e os aprovados ainda estão em atuação, uma vez que o prazo ainda está dentro da validade.

Na ocasião foram disponibilizadas 5 vagas para lotação imediata. Também houve formação do cadastro de reservas para vagas futuras.

Os cargos disponibilizados neste último certame foram de técnico e analista, que exigiam respectivamente ensino médio e superior.

Os inscritos nesta ocasião tiveram que realizar provas que eram objetivas e discursivas, e que possuíam caráter de eliminação e classificação. A prova objetiva possuía 120 questões, sendo 40 delas sobre temas de conhecimentos básicos e as demais 80 foram sobre conhecimentos específicos do cargo em questão. Nas questões os candidatos tinham que escolher entre “certo ou errado”.

Para o cargo de analista, que exigia formação de nível superior, os candidatos tiveram que fazer, além da prova objetiva, uma dissertação de no máximo 30 linhas, sobre temas que se relacionavam ao cargo pretendido. Já os candidatos ao cargo de nível médio tiveram que dissertar sobre temas sobre atualidades.

Nesse sentido, se você possui interesse em realizar este concurso, fique atento às próximas informações sobre sua organização, até a publicação do edital.

O Concurso já está confirmado.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.