Concurso da Aeronáutica 2022 – vagas na AFA


Aeronáutica abre inscrições para concurso público 2022. Seleção oferece vagas para a Academia da Força Aérea (AFA).

A Aeronáutica anunciou nesta segunda-feira, dia 07, a abertura de inscrições para o seu concurso de admissão ao seu quadro de oficiais da Academia da Força Aérea (AFA).


O concurso é destinado para aqueles candidatos que possuem o ensino médio completo.


As inscrições vão até às 9 horas do dia 23 de março e deverão ser feitas exclusivamente via internet.


Considerado por muitos estudantes como uma das maiores oportunidades para quem deseja ingressar na carreira militar, a Aeronáutica mantém ao longo dos anos a sua seleção permanente para o preenchimento do seu quadro de pessoal e para este ano não poderia ser diferente.


A seleção para este ano destina-se para os interessados que desejam seguir as seguintes carreiras: Oficial aviador, intendente e infantaria. Os aprovados no processo seletivo deverão passar por um curso de formação na unidade da instituição localizada na cidade de Pirassununga, interior paulista. O curso de formação será ministrado na Academia da Força Aérea (AFA) e terá um período de duração de quatro anos no chamado regime de internato.

Segundo as informações divulgadas pelo setor de comunicação da Aeronáutica, após a conclusão do curso de formação, a remuneração inicial deverá ser de cerca de R$ 10.000,00.

Para o processo seletivo de 2022 deverão ser ofertadas cerca de 85 vagas distribuídas da seguinte maneira: os aviadores deverão ser 15 vagas e para a intendência estão reservadas 45 colocações. O detalhe é que podem participar candidatos de ambos os sexos. Somente para o cargo de infantaria, deverão ser 25 vagas e que poderão se inscrever para o processo seletivo candidatos somente candidatos do sexo masculino.

Com relação ao quesito de idade, para concorrer a qualquer uma das funções, os candidatos precisam ter entre 17 e 22 anos de idade completados até o dia 31 de dezembro de 2023.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet através do site https://www.fab.mil.br/ingresso/. No ato da inscrição deverás ser emitido um boleto de pagamento da taxa de R$ 90,00 que é única para todos os cargos.

Caso haja alguma dúvida em relação ao processo seletivo, os interessados podem enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: epcar.processoseletivo@gmail.com. Ainda existe a possibilidade de entrar em contato com a instituição através dos seguintes telefones: (32) 3339-4050 e 33394051.

O processo seletivo será composto por quatro etapas: a primeira deverá ser a aplicação de provas objetivas num total de 64 questões de múltipla escolha e de uma prova de redação. A data prevista para esta avaliação será no dia 19 de junho. O conteúdo será relativo às seguintes disciplinas: língua portuguesa, língua inglesa, física e matemática, o exame ocorrerá nas seguintes regiões: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste.

Todos os detalhes a respeito do conteúdo programático e quais as cidades que ocorrerão os exames estão descritos no edital do concurso que poderá ser acessado no site de inscrição.

As etapas subsequentes do processo seletivo constarão de um exame de saúde e de aptidão psicológica que deverão ocorrer entre os dias 30 de agosto e 16 de setembro. A última etapa consistirá de teste físico entre os dias 03 a 08 de novembro.

O resultado final deverá ser anunciado no mês de dezembro e a matrícula dos aprovados deverá ser no dia 12 de janeiro de 2023. Sendo que o início das aulas deverá ocorrer na mesma data.

Durante o curso de formação, todos os alunos terão direito à alimentação, alojamento, fardamento e assistência médica e odontológica. Eles serão matriculados como cadetes e ainda terão direito a uma remuneração inicial de R $1.500,00.

Após a formatura, eles deverão ser promovidos a aspirantes de oficial com uma remuneração de R $10.000,00 já inclusos todos os adicionais e poderão ser direcionados para servir em qualquer unidade da FAB no território brasileiro.


Daniel Feitosa


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.