Concurso do Exército 2022 – vagas, cargos e inscrição


Exército abre inscrições para novo concurso público 2022. Seleção oferece mais de 1.000 vagas de nível médio.

Você gostaria de construir uma carreira de sucesso no Exército Brasileiro? A instituição está com as inscrições abertas para o concurso 2022, que visa selecionar profissionais com formação voltada para a área da música, saúde e geral. As oportunidades compreendem todo o território brasileiro e podem impulsionar a vida profissional dos candidatos.


Ao todo o certamente está oferecendo 1.100 vagas, que contemplam homens e mulheres. O processo seletivo conta com etapas específicas, as quais você deve se atentar para aumentar as suas chances de aprovação. Quer saber mais? Veja, a seguir, todas as informações sobre como participar do Concurso Público do Exército!


Quais são as vagas oferecidas?

As 1.100 vagas oferecidas pela Exército são para a Escola de Sargentos das Armas (ESA). Do total, 1.005 vagas são área geral, sendo que 900 destinadas ao público masculino e 105 para o público feminino. Há ainda 55 oportunidades para o setor de saúde e 40 para música.


Em se tratando das 1.005 vagas, o curso de formação geral é voltado para as áreas de Artilharia, Infantaria, Cavalaria, Engenharia, Material Bélico-Manutenção de Viatura, Comunicações, Manutenção de Viatura, Manutenção de Armamento, Manutenção de Comunicações, Topografia, Material Bélico – Mecânico Operador, Intendência e Aviação – Manutenção.


As vagas para Música incluem as especialidades de Saxhorne Barítono, Clarineta em MIB e Clariente em SIB(6), Saxfone em MIB, Tarol e Caixa Surda, Bombo, Tímpanos, Pratos, Tuba, Trompete, entre outras.

Já para as 55 vagas que compreendem a área da saúde, a formação será para Técnico em Enfermagem.

Quais são os benefícios oferecidos?

De acordo com o edital do concurso, as pessoas aprovadas vão receber durante o curso de formação ajuda de custo para a alimentação, cuidados psicológicos, moradia, assistência médica e assistência odontológica. Depois de concluir o curso, o participante vai ser promovido para 3º Sargento, passando a receber um salário de R$ 3.825,00.

Como é a prova do concurso do Exército?

O processo seletivo do concurso do Exército é dividido em cinco etapas diferentes. Em primeiro lugar, é necessário fazer o Exame Intelectual (EI), que consiste em uma prova objetiva, cuja finalidade é eliminar e classificar, sendo composta por questões de português, matemática, história, inglês, geografia do Brasil. Para os candidatos da área de enfermagem há questões de conhecimento específico, e para os candidatos da área de música são cobradas questões sobre teoria musical.

Na sequência, é realizada uma prova discursiva que compreende todas as áreas. Nela, os candidatos terão que construir uma redação, para que a avaliadores analisem a sua capacidade de se expressar, como a habilidade de usar as normas ortográficas da língua portuguesa.

Aqueles que forem aprovados nas etapas iniciais vão passar por uma Inspeção de Saúde que também tem caráter eliminatório. Ainda é realizado uma Exame de Aptidão Física e um Exame de Habilitação Musical, que é especificamente para os candidatos de música.

Como se inscrever para o concurso do Exército?

Os interessados em participar do concurso do Exército devem fazer a sua inscrição até o dia 05 de abril de 20221, diretamente no site da ESA. Ao entrar na página, clique em ‘’Candidate-se’’ e preencha os seus dados pessoais.

Vale ressaltar que para se candidatar, você deve ter de 17 anos a 24 anos de idade, ter concluído o Ensino Médio. Para área de música e saúde, a idade máxima é de 26 anos até o ano em que a matrícula será efetuada (2022). Outro requisito é que as mulheres tenham altura mínima de 1,55m e homens tenham altura mínima de 1,60m.

Para confirmar a sua candidatura, o candidato deve pagar a taxa de inscrição de R$ 95,00. Por fim, a prova vai ser realizada em diferentes regiões do Brasil, como Rio de Janeiro (RJ), Vila Velha (ES_, Juiz de Fora (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), entre outras localidades.


Simone de Paula Leal


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.