Concurso IBGE 2022 – agente de pesquisa e mapeamento


IBGE prepara novo concurso público 2022 para agente de pesquisa e mapeamento. Confira aqui mais detalhes.

Desde o ano de 2021 que muitas pessoas têm esperado pela abertura do concurso do IBGE. Porém, com a chegada da pandemia e os protocolos de isolamento não foi possível a sua realização, assim como de outros concursos públicos no Brasil.


Contudo, como a maioria da população já está devidamente vacinada e os números de casos caíram de forma considerável, as coisas já começaram a voltar ao normal e a organização de processos seletivos e concursos públicos também.


E a boa notícia é que o IBGE vai realizar em 2022 seu novo concurso. Na realidade as inscrições já estão abertas e de acordo com o edital de abertura, o certame irá disponibilizar para a concorrência um total de 48 oportunidades.


Como a maioria das pessoas já sabem, as vagas que o Instituto Brasileiro de Geografia e de Estatística disponibiliza são para trabalho temporário.


As vagas são para apenas um cargo, que é o de agente de pesquisa e de mapeamento.

Poderão se inscrever no certame e concorrer a uma das vagas pessoas que possuam formação de nível médio.

Um profissional atuando na função de agente do IBGE deve receber um salário inicialmente no valor de R$ 1.387,50, para o cumprimento de uma carga horária semanal no total de 40 horas.

O processo de inscrição teve início no dia 07 do mês de março e a previsão é de que sejam encerradas no dia 11 deste mesmo mês, sexta-feira próxima.

Haverá oferta de vagas em diversas localidades como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leia também:  Concurso PM ES 2022 - Previsão de Edital

Além do salário inicial já mencionado neste artigo, os nomeados no cargo poderão contar ainda com alguns benefícios como auxílio transporte, auxílio alimentação, auxílio pré-escola, Férias proporcionais e 13º salário.

Para saber quais as funções do agente do IBGE, recomenda-se a verificação do edital de abertura.

Os aprovados no certame serão contratados por um período de 12 meses. Período este que pode ser prorrogado caso exista necessidade e seja determinado pelo instituto.

Quem estiver interessado em entrar para a concorrência e deseja fazer a sua inscrição deve saber que é possível se inscrever por meio da internet ou em um posto de inscrição.

Quem for se inscrever presencialmente deve levar seus documentos pessoais como RG, CPF, e títulos que venha a possuir. É importante levar os documentos originais e suas respectivas cópias.

Não será cobrado nenhum valor pela inscrição.

Realizada a inscrição cabe aos candidatos se prepararem para a realização do processo de seleção.

De acordo com o que é informado no edital, o processo consiste na avaliação de títulos, o que irá contar com títulos acadêmicos.

Os pontos dos títulos serão distribuídos da seguinte forma:

– 5 pontos para quem possui formação completa de ensino médio;

– 7 pontos para quem ainda está cursando curso de nível superior;

– 10 pontos para quem já possui graduação em curso de nível superior;

A previsão inicial é de que o resultado preliminar seja divulgado no dia 22 do mês de março.

Diante dessas informações, recomenda-se que se você possui interesse em ser um agente do IBGE não deixe de fazer a sua inscrição até o dia 11.

Embora o trabalho seja temporário, é também uma boa oportunidade para quem tem buscado uma nova colocação no mercado de trabalho e como milhões de brasileiros tem encontrado dificuldade.

Leia também:  Novo Concurso do Ministério da Justiça 2022 - Previsão de Edital

O trabalho no IBGE é de apenas um ano, mas é um período em que o aprovado poderá contar com estabilidade e segurança durante este período. Outra vantagem deste concurso é o fato de que não é necessário fazer provas, mas somente apresentar os títulos.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.