Concurso PM-GO 2022 – vagas, cargos e inscrição


PM-GO realiza novo concurso público com 1.670 vagas. Confira aqui mais detalhes.

Na Região Centro-Oeste do Brasil o próximo grande concurso vai prover mais cargos na PM (GO) ou setor da Polícia Militar pertencente ao Estado de Goiás.


A comissão organizadora, composta por servidores do órgão, segue nos trabalhos de formação do texto de edital. A meta é que a abertura do certame ocorra até o fim do mês maio, 2022. Estas atualizações foram divulgadas há poucos dias, por meio das autoridades públicas daquele Estado. Estes trâmites para formação do cronograma já estão nos passos finais, dado que a função de banca organizadora já está definida e será conferida, via contrato, ao Instituto AOCP. A firmação deste mesmo contrato ocorrerá até a semana que vem, o que abre muitas expectativas de que o processo seletivo possa contar com o edital de abertura antes do fim deste mês de março.


O que falta confirmar ao público é a data de abertura das inscrições, prazo final das mesmas e a taxa cadastral. Os demais detalhes essenciais já estão definidos e confirmados, por meio de publicação no Diário Oficial da região.


Número de cargos a serem preenchidos: 1.650 postos efetivos, os quais serão divididos da seguinte maneira:


Para a função de soldado combatente serão ocupados 1.500 postos; para a função de soldado combatente e músico, 20 postos; para cadete, 100 vagas; para o cargo de tenente em setor médico e odontólogo, duas vagas, e no setor de psicólogo 50 cargos.

Requisitos indispensáveis para ingressar do concurso:

Os cidadãos interessados em concorrer ao cargo de soldado e de oficial deverão apresentar diploma de formação em nível universitário, dentro de quaisquer disciplinas. Vencimentos iniciais no padrão de 5.767 reais. O cargo de oficial abrange salário inicial no teto de 6.046 reais.

Outros requisitos básicos:

– Para a função de soldado os futuros candidatos precisam estar em idades entre 18 e 30 anos; ter porte mínima de 1,65 metros (altura) como requisito aos inscritos do sexo masculino; porte de 1,60 metros em relação às candidatas do sexo feminino. Portar a carteira nacional de habilitação, mínimo porte na categoria B.

– Para a função de cadete os futuros candidatos precisam estar em idades entre 18 e 30 anos; ter porte mínima de 1,65 metros (altura) como requisito aos inscritos do sexo masculino; porte de 1,60 metros em relação às candidatas do sexo feminino. Portar a carteira nacional de habilitação, mínimo porte na categoria B.

A meta principal é fazer preencher os cargos em modo escalonado, dentro do prazo de validade do concurso, ou seja, até o ano de 2024. O cronograma abarca o seguinte esquema: 870 vagas neste ano, 2022; 500 vagas para 2023 e 300 vagas para 2024.

Conforme os dados da base do projeto de certame, os cadernos de prova objetiva e prova dissertativa serão ministrados dentro do prazo máximo de quatro a cinco hora para resolução total dos exercícios. As provas serão aplicadas após dois meses de publicação do edital de abertura. Confira. Este processo de seleção terá duração de dois anos, com chances de prorrogação por até mais dois anos.

Resumo das informações em destaque:

Novo concurso para carreiras de soldados, cadetes e oficiais na PM (GO), Polícia Militar pertencente ao Estado de Goiás. Número de cargos a serem preenchidos: 1.650 postos efetivos. Valor da taxa, data de abertura, prazo final de inscrição e datas das provas serão divulgados em breve.

Seções de preenchimento das funções: Segurança Pública. Requisito acadêmico: nível médio e superior. Banca regente: Instituto AOCP. Lotações das carreiras no Estado de Goiás.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.