Concurso TRT-PI 2022 – previsão de edital


TRT-PI prepara novo concurso público 2022. Edital do certame deve ser publicado no segundo semestre de 2022.

O Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Piauí irá realizar um novo concurso público com o objetivo de admitir novos trabalhadores ainda neste ano. Dessa forma, acredita-se que o certame possa acontecer ainda esse ano, no segundo semestre.


Ainda não se sabe sobre o número de vagas bem como os cargos que serão oferecidos, isso porque informações como estas são oficiais apenas quando ocorre a publicação do edital, o que ainda não é o caso, uma vez que o concurso se concentra numa fase inicial de desenvolvimento.


Vale ressaltar que o TRT PI, para realizar o concurso público, precisa ter a permissão do CSJT, também conhecido por Conselho Superior de Justiça do Trabalho. Após passar por essa aprovação, é preciso um segundo aval, dessa vez, vindo do tribunal pleno.


Recentemente, o CSJT permitiu que ocorresse a redistribuição de cerca de 51 oportunidades de emprego para o processo seletivo do TRT.


Como já foi mencionado anteriormente, o concurso público do TRT PI encontra-se em uma fase tão inicial que as informações são escassas, ainda há poucas especulações e há poucos comentários a respeito. Por isso, não há como apresentar mais informações, como cargos, pré-requisitos, níveis de escolaridade e salários.

Sabe-se, no entanto, que os concursos públicos como esses são extremamente concorridos, uma vez que é a maneira mais acessível de uma pessoa ascender profissionalmente e conseguir adquirir status pessoal, profissional e estabilidade financeira. Dessa forma, um dos motivos que levam a alta procura por certames como esses está diretamente relacionado aos salários, que quando comparados a instituições privadas, é perceptível que oferece uma remuneração superior.

Sendo assim, por apresentar um grande número de candidatos concorrendo a uma vaga, às bancas organizadoras acabam optando sempre em realizar o certame em etapas de seleção distintas, pois dessa forma, é possível extrair candidatos que tenha um pouco de muitas habilidades e não um candidato que só saiba executar bem uma única coisa.

Pensando nisso, apesar das etapas de seleção mudarem de acordo com a banca organizadora e o cargo que está sendo ofertado, a essência é sempre a mesma, isto é, as etapas são de caráter classificatório ou eliminatório e geralmente tem início pelas provas conteudistas. Sendo assim, primeiro são disponibilizadas as provas objetivas e depois as discursivas; após essas etapas, o candidato passa por exames médicos, exames psicológicos e teste de aptidão; por fim, os aprovados nas etapas anteriores devem passar pela análise de títulos, que nada mais é que levar documentos pessoais e profissionais que comprovam que o indivíduo está apto e tem habilidades para exercer ao cargo e executar atividades.

Devido ao fato de ser um processo de seleção com uma concorrência bastante acentuada, sabe-se que os candidatos estão indo realizar a prova cada vez mais bem preparados. Então, é bom que o candidato se prepare o quanto antes. Sabe-se que quando o edital é publicado e a banca organizadora é divulgada fica muito mais fácil nortear os estudos. Contudo, como ainda não é o caso, o interessante é que o candidato que está interessado em participar espere um pouco mais de informações.

Outra questão muito importante de mencionar é a respeito das datas. O processo seletivo conta com as datas de inscrições e a data para o pagamento da taxa de inscrição, que valida a inscrição. Dessa maneira, é necessário ter em mente e não se esquecer do último dia de inscrições e muito menos o dia de pagar a taxa.

Nesse sentido, até o momento, o que se pode fazer é se manter sempre atualizado a respeito das novidades do certame.

E quem deseja participar pode começar a se preparar psicologicamente para uma rotina de estudos que irá exigir muito, bem como se preparar fisicamente, já que o concurso não é composto apenas por provas de conteúdos.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.