Concurso Receita Federal 2022-2023 – 699 vagas – edital em breve


Receita Federal teve autorizado novo concurso, que deve ocorrer entre 2022 e 2023, com 699 vagas

Quem aguardava por informações sobre o Concurso da Receita Federal já pode comemorar. Nesta semana foram divulgados mais detalhes sobre o novo certame. Segundo informações, o Concurso da Receita Federal 2022-2023 recebeu autorização para a redução do prazo entre o edital e as provas.


O pedido foi elaborado pela Receita Federal e confirmado pelo Ministério da Economia. Com a atualização, o certame terá o prazo de seis meses, podendo ser reduzido para dois em uma possível parceria com o governo. Confira a seguir tudo o que sabemos sobre o novo concurso da Receita Federal.


Concurso Receita Federal 2022-2023

O Subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal não contou muita coisa, mas deixou o suficiente para todos entender que o concurso público visa oferecer 699 vagas efetivas e imediatas. A informação passada é que serão 230 vagas para Auditor Fiscal e 469 ofertas para Analista Tributário.


Apesar dos salários, do local de trabalho e do requisito principal já serem conhecidos, a banca responsável segue com a informação ocultada. Sobre o campo de atuação, todos os aprovados deverão ingressar nas unidades da Receita Federal.


Entre os requisitos, o principal é que o candidato tenha superior completo em uma das áreas de atuação. Quanto as remunerações, dependendo da função, os valores devem variar. Para o cargo de Auditor, o edital aponta para o salário de até R$21.487,09, enquanto a função de Analista o atrativo é de R$12.142,39.

O concurso público atenderá todo território nacional e deverá aplicar as provas no mesmo dia, tanto para Auditor como para Analista. Falando sobre os cargos, haverá cursos de formação como 2° etapa do certamente. O subsecretário informou que a duração será variada, de 40 dias para Analista e 60 dias para Auditor.

Concurso Receita Federal pode ter até 873 aprovados

Por conta do Decreto 9.739 de 2019, o órgão responsável pelo edital poderá solicitar aval para preencher 25% das oportunidades. Ou seja, a Receita Federal deverá chamar excedentes, claro, como uma autorização do Ministério da Economia.

Se porventura ambos os órgãos entrarem em consenso, o número de aprovados aumentará, de 699 para 873. Ou seja, serão 117 analistas e 57 auditores. É possível também que esse total de aprovados aumente, já que o governo pode convocar mais profissionais.

E a razão para isso ocorrer, qual seria? Uma consulta realizada no Painel Estatístico de Pessoal, que é uma ferramenta da Transparência, o número de propostas é bem maior do que as ofertadas. Para ter uma ideia, a Receita Federal possui quase 23 mil cargos vagos nas duas funções.

No painel, as numerações estão distribuídas das seguintes maneiras:

  • Analista Tributário da Receita Federal – cargos vagos 12.361;
  • Auditor Fiscal Receita Federal – cargos vagos 10.618.

Linha do Tempo Concurso Receita Federal

Como já é de nosso conhecimento, a briga por informações novas vem desde 2018. Logo no terceiro trimestre do ano foi divulgado que a banca do concurso não realizaria mais as provas.

Em meados de dezembro outra informação: Ministério da Fazenda necessita de novos servidores. Isso fez com que a portaria n°2.164 destinasse reverter 100 vagas inativas para amenizar a falta de profissionais.

Dois anos se passaram e em junho de 2020 foi confirmado o pedido de autorização para que acontecesse o concurso, no entanto seriam ofertadas 3.360 vagas. Entramos no ano de 2021, passa abril e o órgão solicita 699 vagas, passa junho e o cronograma atrasa e a publicação do certame é dada como certa para ocorrer em setembro.

Passa o mês esperado, outubro e novembro, nada de informações. Enfim, chega o fim do ano, o ex secretário é exonerado. No mesmo ano e mês (dezembro) um novo secretário toma posse e afirma que irá buscar autorização para janeiro de 2022. A resposta só acontece em fevereiro e passados alguns meses, o concurso chega ao mês de junho autorizado com 699 vagas.



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.